Paraná recebe a maior incubadora de ovos da América Latina

 



O vice-governador Darci Piana participou da inauguração das obras de ampliação da Incubadora de Ovos da Lar Cooperativa, em Itaipulândia, no Oeste do Paraná. O empreendimento, considerado o maior e mais moderno incubatório das Américas, recebeu um investimento de R$ 80 milhões. Com essa expansão, a unidade será capaz de incubar 20,1 milhões de ovos ao mês, quase o dobro da capacidade anterior, que vinha sendo operada desde 2017.


As obras de ampliação marcam também as festividades dos 60 anos da cooperativa, que atua em todo o Brasil e em mais de 90 países, contando com 14 mil associados e 23,5 mil funcionários. O vice-governador destacou a importância do investimento para o setor avícola do estado, que já lidera a produção nacional de frangos.


O diretor-presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, ressaltou que a expansão da incubadora representa um grande avanço na verticalização dos processos na cooperativa. Com tecnologia importada da Holanda e Bélgica, a nova estrutura prioriza a biossegurança e a automatização dos processos, reduzindo o contato humano com os ovos e garantindo melhores condições para as aves.


O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, elogiou a visão estratégica da Lar ao investir em tecnologia e destacou a importância do empreendimento para a produção avícola do Paraná.


Com as obras de ampliação, a unidade passou de 7.915 metros quadrados de área construída para 15.425 metros quadrados, contando com tecnologia de ponta importada da Europa. Essa modernização aumentará a eficiência dos processos e contribuirá para a geração de empregos na região.


A Unidade Incubadora de Ovos de Itaipulândia conta com sistemas automatizados de controle de qualidade, vacinação e classificação dos pintainhos, garantindo a produção de aves saudáveis e de alta qualidade. O investimento marca o encerramento de um ciclo de cinco anos em que foram aplicados um total de R$ 2 bilhões em todas as fases da avicultura pela cooperativa.

Comentários